Cuidados com a pele e auto-estima

Hey pessoal, tudo bem com vocês?
Se tem um assunto que tem bombado na internet nos últimos dias, quando o assunto é beleza, são as dicas de cuidados com a pele. Seja com rotinas simples, produtos naturais, caseiros e até mesmo a famosa rotina coreana, o assunto tem ganhado cada vez mais o coração das brasileiras. 

Até alguns anos atrás, o foco estava nas rotinas de cuidados capilares. Cronogramas capilares, novidades, máscaras e finalizações que estavam pautadas no centro das buscas e pesquisas na internet (inclusive, saiu no blog uma série de posts contando sobre o meu cronograma capilar da época, que você pode conferir aqui, aqui e aqui) deram espaço para uma nova preocupação das brasileiras, visto que em muitos países do exterior, os cuidados com a pele já eram prioridade no quesito beleza.


Eu sempre fui muito vaidosa, mas nunca havia me importado tanto com deixar a minha pele saudável, visto que eu poderia esconder todas as imperfeições dela utilizando maquiagens. Porém, com todo esse alvoroço que estava acontecendo na internet, resolvi também começar uma rotina mais completa de cuidados com a pele. 

Já fazia algum tempo que eu utilizava água micelar para limpar a pele, e durante muito tempo foi o único produto. Depois, adicionei o hidratante facial, e demorou um pouco para que eu encontrasse um que equilibrasse a oleosidade do meu rosto, especialmente na zona T. Esfoliações eu já realizava com uma certa frequência (1x por mês é frequência né? ahahahha), então adicionei o tônico facial e as máscaras semanais. Minha ideia nesse post não é dar dicas de produtos ou rotinas, até porque eu ainda estou testando e aprendendo, mas sim contar para vocês o quanto meu relacionamento comigo mudou após isso.

O mais importante para quem quer iniciar uma rotina de cuidados com a pele é a informação. É recomendável que se faça uma consulta ao dermatologista, para conhecer a sua pele e todas as peculiaridades dela. Também, pesquisar produtos, preços, novidades e passos da rotina pode ser bem interessante, até para saber o que vai ou não funcionar com você.


Quando você quer inserir algo no seu dia-a-dia, deve ser algo que você realmente consiga realizar, para que não ocorra uma autossabotagem e você desista antes mesmo de iniciar. Ou seja, você pode reunir centenas de dicas de blogueiras e influenciadoras, mas você deve separar e colocar em prática aquelas que você sabe que vão se encaixar no seu dia, bem como comprar produtos que sejam adequados à sua pele e ao seu bolso.

A minha rotina foi iniciando aos poucos e conforme fui sentindo segurança e necessidade, fui acrescentando novos passos. E de uma pele oleosa e com muitos cravinhos, em poucas semanas já conquistei uma pele equilibrada e muito lisinha. Claro que as manchinhas e alguns cravinhos, especialmente na zona T, ainda existem, mas em proporções muito menores do que no início da rotina. Em questão de 2 meses, eu conquistei uma pele que aumentou minha auto-estima e trouxe mais segurança. 

Melhorando a minha rotina de cuidados com a pele, eu pude alterar a minha rotina de maquiagem. Antes de eu utilizar qualquer produto de tratamento, eu cobria a minha pele com BB Cream, corretivo e pó. Quando comecei a cuidar da pele, fiquei só com o BB Cream e hoje, não utilizo mais nenhum produto de cobertura na pele para as maquiagens do dia-a-dia. Isso, não porque minha pele ficou perfeita, mas porque eu conheci a minha pele de verdade e passei a valorizar ela porque a final, eu estava cuidando dela e ela respondendo à isso. As minhas manchinhas, cravinhos e até mesmo as bochechas vermelhas no frio gaúcho passaram a não mais me incomodar, porque essa é a minha pele.

Não se assustem, é só a máscara de Pomelo da Korres, que eu amooooo!

Parece bobagem pensar que uma pele bonita e saudável pode mudar tanto a nossa auto-estima, mas nosso corpo é o nosso lar e se ele está bem cuidado, nós nos sentimos melhores e mais felizes. Principalmente quando percebemos que a mudança ocorreu por pequenos esforços que foram sendo realizados no dia-a-dia, como acordar um minutinho mais cedo ou dormir um pouquinho mais tarde. Mas o mais importante é saber que tirar um tempo para nós mesmos é fundamental, e cuidar do nosso corpo é recompensador a curto e longo prazo. Não pela estética, mas sim pelo bem-estar.

E aí, vocês gostam do tema e querem mais conteúdo sobre os meus cuidados com a pele?
Se sim, me acompanhem pelo Instagram, que lá eu posto todos os produtos que estou utilizando e fiquem atentos ao blog, porque mais e mais dicas vão vir por aqui!

Beijinhos e até logo :*




Júlia Wentz dos Santos

21 anos, taurina. Escritora de gaveta, cantora de chuveiro e sonhadora em tempo integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário