5 dicas para melhorar sua semana



   Hey pessoal, tudo bem com vocês? Hoje separei umas dicas incríveis para melhorar a nossa semana. Sabem por quê? Porque eu também sou o tipo de pessoa que, no domingo à noite, boto a cabeça no travesseiro e começo a me desesperar por tudo o que me espera na semana. Tenho um pavor imenso de não conseguir dar conta de tudo o que eu tenho para fazer, a final, não é simples coordenar o trabalho, estudo e lazer para uma direção correta e de equilíbrio.

   Pensando nisso, e também aproveitando a nova fase da minha vida que está chegando (conto para vocês no Instagram daqui a uns dias), eu decidi que precisava implantar na minha vida algumas coisas que pudessem melhorar o andamento da minha semana. Como meu tempo é limitadíssimo, eu precisava encontrar coisas fáceis, mas eficientes, para fazer com que ao chegar na sexta-feira, eu tivesse a certeza de que a minha semana valeu, de que eu cumpri todas as minhas obrigações e ainda, não me sentir exausta.

1 - Beba um copo de água ao levantar

   Sim, essa parece uma coisa óbvia, mas é algo que eu não faço. Coloquei como meta, todos os dias beber um copo de água logo ao acordar, e você deveria fazer isso também. Sabe por quê? Primeiro lugar, após uma longa noite de sono, precisamos reidratar nosso corpo, afinal, é durante o sono que nosso corpo realiza diversas ações, e apesar de estarmos dormindo, nosso metabolismo está mais ativo do que nunca. Beber água ao acordar também ajuda a eliminar diversas toxinas do corpo e ajuda a reativar o metabolismo, para que ele funcione plenamente durante o dia. Beber um copo de água ao levantar também ajuda o cérebro a "acordar" e trabalhar melhor, te deixando preparado para o dia!



2 - Pratique meditação

   Poderia citar mil e uma razões para incluir a meditação no dia-a-dia, mas vou citar apenas um (e suas ramificações): previne o estress. Como é, além de várias outras coisas, uma técnica de relaxamento, a meditação nos ajuda a lidar melhor com o estresse e a pressão do cotidiano. Desta forma, ajuda a prevenir doenças ligadas ao estresse, melhora os hábitos que estão ligados à saúde, ajuda a equilibrar o lado emocional, confere maior consciência sobre o corpo e mente, ajuda a nos conhecer melhor, perceber nossos sonhos, dificuldades, potencialidades e fraquezas.

   Meditar é difícil, não vou mentir, eu mesma tenho dificuldades em conseguir me desligar, mas quando consigo, a recompensa é enorme. É gratificante o resultado de uma meditação bem feita, e para auxiliar, existem zilhões de vídeos/áudios no YouTube (procure por "meditação guiada") para auxiliar na meditação, com os mais variados objetivos e tempos (pra quem quer começar, recomendo as mais curtinhas). Depois é só ligar o áudio, desligar o pensamento e deixar fluir.

3 - Aprenda algo novo

   Sou uma pessoa extremamente curiosa, talvez esse seja o principal motivo pelo qual a biologia me encanta tanto. Uma semana sem aprender coisas novas acaba se tornando uma semana monótona, e portanto, cansativa. Nem to falando de aprender grandes coisas, como um instrumento ou um idioma novo (claro que, se você tiver oportunidade, isso vai ser ótimo), to falando de aprender aquela trança que você sempre quis saber, aquela receita que todo mundo da sua família sabe fazer menos você, aquela receita que você salvou nos favoritos mas nunca teve coragem de tentar. Enfim, aprenda algo novo, qualquer coisa! Aprender coisas novas exercita o cérebro, cria conexões ebtre neurônios e previne doenças como o alzheimer, além de aumentar a auto-estima e mandar o tédio para longe! 

4 - Leia

   Quem me conhece sabe que eu amo ler, mesmo com o tempo curto eu nunca passo um dia sem ler. Nem sempre, é claro, eu leio livros. Mas sempre leio notícias, textos, blogs, contos, e mesmo essas leituras mais "rápidas" ajudam, e muito, a melhorar nossa qualidade de vida (então, se você é leitor assíduo do Hey, Júlia! saiba que seu cérebro está ficando bem treinado). Ler melhora a concentração, a capacidade de raciocício, a memória, alivia o estresse, o tédio, pode, eventualmente, substituir a meditação (dica) além de ser um ótimo passatempo. Não existem malefícios em ler, quem lê está sempre na frente, sempre atualizado, com uma melhor fala, melhor escrita, melhor raciocínio. Enfim, você pode não fazer nenhuma das outras dicas, mas leia.

5 - Organize-se

   Existem mil e uma maneiras de organizar a semana: Planners, agendas, agenda do celular, bloco de notas, post-its, listas. Mas saber quais serão as tarefas que deverão ser realizadas durante a semana, e quebrá-las em partes, facilita a organizazção dos horários, diminui o estresse e garante que tudo vai ser feito a tempo. Eu gosto muito de me organizar, me planejar e saber exatamente o que eu tenho para fazer e, confesso, fico um pouco nervosa quando nem tudo sai como planejado. Mas o importante é garantir que tudo vai ser feito dentro dos prazos (se você trabalha com prazos), da melhor maneira possível e que, você ainda consiga organizar momentos para você durante o dia.

Gostaram das dicas? Vou seguir todas à risca a partir dessa semana, e espero que vocês também! Aliás, tem alguma coisa que vocês começaram a fazer e notaram uma melhora na semana? Me contem, quero saber!

Beijinhos, e até logo!

Júlia Wentz dos Santos

19 anos, taurina. Escritora de gaveta, cantora de chuveiro e futura CSI

6 comentários:

  1. Oiiii Julia,adorei o post,preciso colocar nas minhas metas,beber água assim que acordo,já foi comprovado que é realmente bom para nosso organismo,mas têm dias que levanto na correria e acabo me esquecendo.Parabéns pelo blog,é lindo!Beijoos..

    http://juniaqueiroz.blogspot.com.br/

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    1. Eu também sempre esqueço da água, por isso to deixando uma garrafinha do lado da cama antes de dormir, aí quando acordo, ela é a primeira coisa que vejo hahaha

      Obrigada Júnia, volte sempre!

      Beijinhos :*

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  2. Adorei as dicas , eu sempre bebo água quando acordo pelo menos 200ml e sempre tiro alguns minutos antes de dormir para meditar e refletir sobre o meu dia.

    www.cherryacessorioseafins.com.br 💙

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    1. Sim, são coisas simples mas que fazem uma baita diferença. Também tenho o costume de meditar antes de dormir, aí como já fico relaxada pego no sono mais fácil!

      Beijinhos Sih
      :*

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  3. Que post maravilhoso!! Obrigada pelas dicas.

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    1. Que bom que você gostou Ana! Se colocá-las em prática, vai ver toda a diferença <3
      Beijinhos

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