Cronograma capilar: e agora?

 
    Já tem algum tempo que queria começar a fazer o famoso cronograma capilar, porém nunca tirava o tempo para cuidar um pouquinho melhor do meu cabelo durante a semana (nem o dinheiro para a compra dos produtos).  Para mostrar um pouco do meu processo com o cronograma capilar, criei a série de posts Cronograma capilar: e agora? e em primeiro momento vou trazer para vocês um pouco sobre o que é o cronograma capilar, em seguida, farei outros post, mostrando os produtos que estou usando para cada etapa e após um mês de tratamento vou trazer pra vocês o resultado com um antes e depois!!!

   Para quem não sabe, o cronograma capilar consiste em três tratamentos que serão feitos semanalmente de maneira alternada. São eles: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.
Hidratação: reposição de água para os fios;
Nutrição: reposição de lipídios;
Reconstrução: reposição de proteínas.

   Muitas vezes, hidratamos o cabelo, mas ele continua com muito frizz, sinal de que seu cabelo precisa de uma nutrição. Se seu cabelo começar a perder massa, ficar leve de mais, hora de reconstruir. Não é difícil perceber quando o cabelo está precisando de um determinado tratamento, mas de nada adianta fazer, por exemplo, muita nutrição e não hidratar. Os cabelos precisam que os três tratamentos ocorram de forma equilibrada, por esse motivo, criou-se o sistema de cronograma capilar, para que nunca falte nada ao seu cabelo.

Enfim, vamos ao que interessa:

1 - Como sei de qual tratamento meu cabelo está precisando AGORA e como resolver isso?

- Hidratação: seu cabelo precisará de uma hidratação se ele estiver sem brilho, ressecado ou armado, sinal de que você precisa fazer uma hidratação. Para resolver esse problema, procure produtos que contenham os seguintes ingredientes: Bepantol (Panthenol), vitaminas, Aloe Vera, glicerina, sacarose, mel...

- Nutrição: se o seu cabelo estiver com frizz, sem balanço e sem peso, hora de nutrir. Para isso, procure produtos que contenham óleos, argan, tutano, oliva, coco, e também manteigas de karitê, cacau, cupuaçu...

-Reconstrução: se o cabelo está cabelo fino, poroso, quebrado, ou você utiliza muita chapinha, secador, babyliss, faz muita química no cabelo, você precisa reconstruir a massa perdida. Para isso, produtos que contenham queratina, colágeno, arginina, enfim aminoácidos e proteínas no geral.

O processo de identificação dos produtos pode ser difícil e um pouco chato no início, mas depois de um tempo, a gente acaba pegando o jeito e, acreditem, ler o rótulos dos produtos nem fica mais tão chato depois.

2 - Como eu encaixo os tratamentos para fazer um verdadeiro cronograma capilar?
    Lembrando que, esta é apenas uma sugestão de cronograma capilar e pode ser adaptado de acordo com as necessidades de cada cabelo. Deve se fazer uma pausa de 48 horas entre as lavagens/tratamentos e é interessante também dar uma pausa de uma semana entre um cronograma capilar e outro (se você for continuar o CC depois de ter tratado o cabelo) e, no período do tratamento, evitar o uso de chapinha, babyliss, secador muito quente, pois a nossa intenção é realmente tratar os nossos fios, não apenas embelezá-los momentaneamente.
   
   O CC é um tratamento, portanto os resultados milagrosos não serão aparentes logo na primeira semana (principalmente se seu cabelo estiver muito danificado), é necessário que seja feito um mês inteiro para se notar os resultados significativos e é imprescindível que se continue tratando o cabelo (de uma forma mais leve) depois que ele já estiver saudável, para que ele não volte ao estado calamitoso que tanto nos desespera! 

   Lembrando também que não sou profissional, o que postei aqui é apenas resultado de muuuuuuuuuuuuuitas pesquisas que fiz sobre o assunto para poder realizar o tratamento no meu cabelo e resolvi compartilhar com vocês, pois estou muito entusiasmada e louca para ver meu cabelo lindo, sedoso e bem nutrido hahahaha.

E vocês, já fizeram cronograma capilar? Deu resultados? Estou super ansiosa para ver o resultado no meu cabelo e compartilhar essa "saga" com vocês! Beijos, até logo! 


Júlia Wentz dos Santos

19 anos, taurina. Escritora de gaveta, cantora de chuveiro e futura CSI

Nenhum comentário:

Postar um comentário